30/01/2017

A ESA OABSP convida a todos para o lançamento do livro “Virtualidade e Capabilidades num Mundo de Inteligência Ambiente - Novos Desafios para a Privacidade e Proteção de Dados"

- Fonte: ESA OABSP

O livro se trata sobre poder e liberdades num mundo de novas tecnologias.

A Escola Superior de Advocacia da OAB SP convida para o lançamento do livro “Virtualidade e Capabilidades num Mundo de Inteligência Ambiente - Novos Desafios para a Privacidade e Proteção de Dados” de autoria do pesquisador e mestre em Direito da Internet, Luiz Costa.
O lançamento será realizado pelo programa Contraponto com apresentação de Dr. Vitor Hugo Freitas e ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 02, em um dos prédios da ESA, localizado na Praça da Sé, 385, 6° andar - sala 01.

O livro se trata sobre poder e liberdades num mundo de novas tecnologias e tem dois objetivos principais. O primeiro é demonstrar que uma exploração teórica da ‘governamentalidade algorítmica’ combinada com a abordagem das ‘capabilidades’ é útil para uma melhor compreensão do poder e liberdades num mundo de ‘Inteligência Ambiente’, isto é, onde as tecnologias de informação e comunicação são invisíveis, interligadas, sensíveis ao contexto, personalizadas, adaptáveis aos seres humanos e capazes de agir autonomamente. O segundo é argumentar que essas teorias são úteis para uma melhor compreensão dos conceitos de privacidade e proteção de dados e a evolução de sua regulação. Tendo estes objetivos em mente, o livro descreve uma série de teses com base em duas linhas: primeiro, a eliminação dos efeitos sociais da incerteza e os riscos para as liberdades e, segundo, a vindicação de direitos. Inspirado por e construído sobre os resultados de diferentes abordagens filosóficas e jurídicas, este livro é um esforço para melhor compreender os desafios colocados pelas tecnologias de ‘Inteligência Ambiente’, abrindo caminhos para a realização mais eficaz dos direitos e enraizando normas legais na preservação da potencialidade das ‘capabilidades humanas’.

Sobre o autor

Luiz Costa  é pesquisador especializado em direito e novas tecnologias. É mestre em direito da Internet pela Universidade de Paris 1 - Panthéon Sorbonne e doutor pela Universidade de Namur. Suas principais áreas de interesse são direitos humanos e novas tecnologias, em especial sob os pontos de vista filosófico e legal. Desde 2016 é pesquisador visitante no Research Centre in Information, Law and Society (CRIDS) na Bélgica. É também procurador da República há 14 anos e atualmente trabalha na área de consumo e ordem econômica.