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Cursos

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA [CNV] E ESTRATÉGICA COM BASE EM NEUROCIÊNCIA E NO COMPORTAMENTO HUMANO.





A quem se destina: Advogados e Estagiários inscritos na OAB. Bacharéis em Direito e profissionais de outras áreas com curso superior. Estudantes de Direito - entre em contato para colocar seu nome na lista de espera.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: 12 de Março a 02 de Abril 2019
 
Horário: Das 19:00h às 22:00h (Terças-feiras)
 
Faça sua inscrição no site: www.santos.esaoabsp.edu.br ou pessoalmente na Escola Superior de Advocacia – Núcleo de Santos – Av. Senador Feijó 157, bairro centro, cidade Santos, das 09 às 18h.
 
Objetivo Geral: Apresentar e fornecer subsídios teórico-práticos com embasamentos nas teorias de comunicação, bem como desenvolver habilidades e estratégias de comunicação eficaz e não violenta (compassiva e empática). Saiba como utilizar as pesquisas recentes sobre a comunicação, fonoaudiologia, CNV e a neurociência para alavancar a sua carreira: advogado, mediador, conciliador, empresário, professor etc. Utilize o conhecimento do cérebro e do comportamento humano como ferramentas para relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, mediação, negociação, docência, atendimento ao cliente etc.
 
Objetivos Específicos: Fornecer informações, técnicas, estratégias, métodos e procedimentos de análise, observação, escuta comprovados para o desenvolvimento da percepção, da comunicação empática e como ferramenta para os processos de mediação e negociação. Realizar o Levantamento do Perfil, Preferências Cerebrais e Auto Avaliação da Performance Comunicacional. Fornecer estratégias e técnicas práticas para possibilitar a Comunicação Eficaz. Entender a Comunicação baseada em Neurociência. Desenvolver a Inteligência Comunicacional e os Aspectos comunicacionais envolvidos.
 
Programa:
 
Módulo 1 – Conceituação e Aplicabilidade
Cultura de Paz e Mentalidade Pacificadora
Comunicação: uma ferramenta estratégica baseada em neurociência
Levantamento do Perfil e Auto Avaliação da Performance Comunicacional: aspectos comunicacionais envolvidos 
 
 
Módulo 2 – Comunicação, Cérebro e Comportamento humano
Comunicação Interpessoal: levantamento do perfil comunicacional
Comunicação clara e empática 
Comunicação, Cérebro e Comportamento humano
Estilos de Pensamento, Dominância Cerebral e Inteligência Comunicacional
 
 
Módulo 3 - Monitoramento, Abordagem Cognitiva e Intervenção Biológica
Identificando de forma científica as Sete Emoções básicas e as Microexpressões da Emoção
Escuta Ativa: técnica da boa escuta – saber ouvir e escutar com base no Programa da Universidade de Harvard
Estratégias de Comunicação Não Violenta: recurso no processo de re-humanização
 
 
Módulo 4 – Técnicas, Estratégias e Aplicabilidade
Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais – Marshall Rosenberg 
Ferramenta para Mediação, Gestão de Conflitos e Negociação
Níveis necessários: intrapessoal, interpessoal e sistêmico
10 passos práticos para aplicar e ter uma comunicação não violenta e empática.
Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 
 
Professor: MARIA DO CARMO OLIVEIRA CARRRASCO -  Doutora e Mestre em Educação com ênfase em Distúrbios da Comunicação – PUC-SP; 
Especialista em Andragogia, Treinamento e Docência para Adultos pela UMC/1994 (didática e prática do ensino superior com embasamento e formação em Andragogia);
 
Bibliografia Básica
BUENO, S.  A arte de falar em público. São Paulo: Saraiva, 1954.
BEHLAU, M. Avaliação e Tratamento das Disfonias. São Paulo: Lovise, 1995.
CÂMARA, J.M.. A estratégia da Palavra. São Paulo: Gonçalves, 1992.
CARRASCO, M.C.O. Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento. Manual Teórico Prático. São Paulo: Lovise, 2001. 
CARRASCO, M.C.O.  Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O.  Novas Buscas em Fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. Linguagem Vol.1. São Paulo: Editora Lovise, 2006.
CARRASCO, M.C.O.  Comunicação e Oratória: Teoria e Prática. Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
CARRASCO, M.C.O.  Operações Administrativas e Comerciais’. Projeto Formare. São Paulo: Veris Educacional, 2007.
CARRASCO, M.C.O. Operações e Serviços Administrativas I’. Projeto Formare. São Paulo: Veris Educacional, 2007.
CARRASCO, M.C.O.  Argumentação Jurídica: Comunicação, Oratória e Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Record, 1962.
COHEN, J. & ALL. Pesquisas  de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975. ( Trad. Leda Pinto Mafra Iruzum) apud POLITO, R.. Técnicas e segredos para falar bem. São Paulo: IOB Publicações Jurídicas, 1993. 
CARRASCO, M.C.O. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Negociação. Belo Horizonte: Anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Set/2002.
DAMIÃO, R. e HENRIQUES, A. Curso de Português Jurídico. São Paulo: Atlas. 1997.
FERNANDO, P. Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
FISHER, R. e URY, W. Como chegar ao sim – a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago, Ed. 1994.
HAY, LOUISE. O Poder das Afirmações Positivas. Como usar seus pensamentos, palavras e convicções para atrair o que você deseja para a sua vida. Rio de Janeiro, Sextante, 2009.
LOPES, V. Oratória e Fonoaudiologia Estética. São Paulo: Pró Fono, 2000.
MARTINELLI, D. P.e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Ed Atlas, 1997.
MATOS, GUSTAVO GOMES DE. A Cultura do Diálogo. Uma estratégia de comunicação nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
MILLS, H.A. Negociação. A arte de vencer. São Paulo: Makron Books, 1993.
PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 2001.
POLITO, R. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São Paulo: Saraiva, 2001.
POLITO, R. Como se tornar um bom orador e se  relacionar  bem com a imprensa. São Paulo: Saraiva, 2001.
REGO, F.G.T. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégicas, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
ROSENBERG, MARSHALL B. Comunicação Não-Violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
TOLEDO, M.P.M. E NADOLSKIS, H.. Comunicação Jurídica. São Paulo: Sugestões Literárias, 2002
WEISS, D. Como falar em público: técnicas eficazes para discursos e apresentações. Trad. Marta Mortara. São Paulo. Nobel, 1991.
 
 
 
 
 

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Coordenador Regional: Região 02 E 03 - MARCELO JOSÉ CRUZ
Presidente: RODRIGO DE FARIAS JULIÃO
Coordenador do Núcleo: ANA LÚCIA NÓBREGA E SILVA
Endereço: Av. Senador Feijó, 157 - Centro - Cep. 11015-503 - Santos - SP
Telefone: (13)3224-5288
Email: santos@esa.oabsp.org.br


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Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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